AQUI PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 VI FIS FESTIVAL INTERNACIONAL

DE TEATRO DE SOMBRAS


De 05 a 12 de maio de 2019
 

 
O VI FIS - Festival Internacional de Teatro de Sombras resiste aos tempos de dificuldade que o mundo atravessa com potência de levar aos espectadores alegria e esperança através da arte milenar das sombras.  É o único evento deste gênero que acontece no Brasil e circula por seis cidades do interior do estado de São Paulo, além de atender a população da zona rural. Tem como objetivo a troca de experiência e intercâmbio sociocultural entre os artistas e a população local.  Recebeu nas últimas edições 32 companhias, sendo 14 do exterior, Macedônia, Grécia , Itália, Espanha, Alemanha, Argentina entre outras e companhias do Brasil.
Contempla um público médio de 1500 espectadores por edição, entre residência artística, seminários, cursos e apresentações de espetáculos.  Nesta edição receberemos 8 companhias vindas do Japão, Alemanha, Espanha, Argentina e Brasil que irão circular nas cidades de Taubaté, São Luiz do Paraitinga, Pindamonhangaba, Jacareí, São José dos Campos e Lagoinha.

 


CIA QUASE CINEMA/ PRODUÇÃO E CRIAÇÃO DO FESTIVAL
 
A Cia Quase Cinema tem como missão desde sua fundação, fomentar, produzir e pesquisar o teatro de sombras. Desde 2014 trabalhamos para reunir no interior do estado de São Paulo, grupos nacionais e estrangeiros num intercâmbio de idéias, práticas e diálogos sobre a produção contemporânea do teatro de sombras. Nosso foco é fomentar o gosto pela arte milenar do teatro de sombras entre a população que está no entorno da nossa sede na cidade de Taubaté, região do Vale do Paraíba.
Temos o foco de levar os espetáculos para a zona rural, para a população que nunca foi ao teatro cumprindo um papel social importante de atender uma população onde o braço do estado não alcança. Também investimos na capacitação de novos artistas para que o Brasil se torne uma referência nesta arte milenar, por isso oferecemos residência artística com especialistas nesta arte para que jovens artistas possam pesquisar e produzir espetáculos de teatro de sombras no Brasil. Todas as atividades são gratuitas para que qualquer pessoa possa ter contato com a arte das sombras que é para nós um cinema vivo.


 

ESPETÁCULOS

JAPÃO

 

Reino das Sombras

Mochinosha Puppet company


Com aproximadamente 300 silhuetas projetadas numa grande tela, o espetáculo cria a sensação de assistir um cinema animado ao vivo. O espetáculo lida com um fenômeno contemporâneo do FOMO ("medo de estar perdendo algo"), uma das causas da privação do sono, que por sua vez está ferindo nosso sonho de vida e imaginação. Nossa esperança com este espetáculo é que as crianças que o assistam sejam inspiradas a passar menos tempo de suas vidas em seus telefones e mais tempo sonhando.


Há um reino mágico onde é sempre noite. Uma coruja que está cuidando do reino proibiu o sono.
Será que uma criança pode parar a coruja antes que nossos sonhos não sonhados destruam o mundo?
Junte-se a nós enquanto criamos um cinema vivo em frente aos seus olhos para levá-lo numa jornada ao Reino das Sombras.
O espetáculo é uma aventura em teatro de sombras num estilo cinematográfico. Dirigido para crianças e corações jovens.

Duração: 60 min
Classificação etária: Livre (a partir de 5 anos)

ALEMANHA

Controle Remoto Sandokhan,Dancealot, & Die Trommel des Todes

 

Uma performance que une projeção, pintura ao vivo em areia, teatro de sombras, dança e música ao vivo.Em frente e atrás da projeção os 3 artistas mostram a magia das sombras com areia, dança e música.Uma sombra presa num mundo de 2 dimensões. Como escapar para a 3ª dimensão, sair do quadro e virar um ser de verdade? Será a 3ª dimensão realmente a liberdade ou apenas o próximo nível de um grande jogo? A história muda intrepidamente e com velocidade de tirar o fôlego entre assistir TV, um universo onírica, o faroeste selvagem e uma luta de espadas do oriente.

Duração: 45 min

Classificação etária: Livre

 ARGENTINA 

 

Dez Anos de Sombra

Sombras Chinas

 

Homenagem aos dez anos de trajetória da Companhia fazendo espetáculos de sombras.É a festa de aniversário de todas as personagens feitos com as sombras das mãos. Algo efêmero, mas que perdura na memória por sua simplicidade e por suas histórias curiosas.Um estilo de teatro típico nas côrtes do século XIX em Paris, anterior ao cinema, que não morre, que desperta o desejo de brincar com a sombra de cada um do público. Uma coleção de histórias projetadas a vista de todos pelo movimento mágico das mãos e pequenos acessórios.As melhores cenas destes 10 anos, que unem as diferentes artes das sombras chinesas: o cinema mudo, a magia, o boneco, o cômico, a música, as artes visuais, o teatro, a figura animada. Sem palavras, como se fosse um filme artesanal.Desde o princípio dos tempos o homem tem convivido com sua sombra.Convertido esta em arte há milhares de anos, as sombras tem corrido o mundo através da história do oriente ao ocidente.

 

Duração: 45 min

Classificação etária: 10+

ESPANHA

O Flautista de Hamelin  Cia Olveira Salcedo

 

O ponto de partida é a lenda medieval alemã, que conta como um flautista liberta uma praga de ratos na cidade de Hamelin e, mais tarde, salva as crianças da cidade dos adultos que não cumpriram suas promessas. Uma história que apresenta uma sociedade podre e decadente que precisa de mudanças. Nesta versão, além disso, para reforçar essa idéia, as crianças são injustamente acusadas de crimes cometidos por ratos.

 

Duração: 45 minutos

Classificação etária: Livre (a partir de 5 anos).

BRASIL/São Paulo

Nhanderuçu, o Menino Trovão 

Grupo Manuí

 

O espetáculo conta a saga de Nhanderuvuçu, o primeiro ser humano. Nascido a partir do sonho de Tupã, o menino trovão era muito leve e não conseguia ficar na terra, ele recebe do Criador a orientação para ir até as quatro direções sagradas, onde encontra os nandejaras, professores que os ensinam a viver na terra e, por fim, ajudar Tupã na criação de todas as coisas que existem.  No palco, a história do menino trovão ganha vida por meio da combinação da encenação e narração de história, sonoplastia e cantos indígenas executados ao vivo, teatro de sombras e projeção de vídeocenários, que dialogam durante todo o espetáculo e transmitem ao público toda a emoção da jornada de Nhanderuvuçu ao encontrar os nandejaras (uma rocha, uma palmeira, uma onça e uma serpente prateada), de forma divertida, poética, sensível e que encanta crianças e adultos.

 

Duração: 50 min

Classificação etária: 12+

BRASIL/Brasília

 

2 Mundos

Cia Lumiato

 

Inspirado na colonização da América e dos territórios do mundo todo, o espetáculo conduz o espectador a viajar por um tempo passado que encontra analogias contínuas com o presente. 2 MUNDOS conta a historia do encontro de duas culturas opostas, onde se revelam os sentimentos e motivações mais profundas da humanidade. Quando no embate das diferenças explode a luta pela vida, a morte de um jovem acontece trazendo uma nova esperança.    

 

Duração: 45 min

Classificação etária: 12+

 BRASIL/São José dos Campos 

 

Acorda Alice!

Cia Titerritório

 

O espetáculo Acorda Alice!!!  Mergulha a protagonista no País das Maravilhas através de uma série de imagens em teatro de sombras que retratam a obra de Lewis Carrol de forma inusitada. Sem palavras e com imagens impactantes, a Cia. Titerritório busca uma nova roupagem a este clássico. Alice se vislumbra, segue em frente, entra em conflitos, mas nos deixa uma indagação: Será este um país das maravilhas? Resultado de uma série de pesquisas e questionamentos, chegou-se à conclusão que Alice, uma adolescente curiosa, em conflito com a realidade, desperta e se depara com uma sociedade que ela mesma estranha.

Duração 40min

Classificação etária: 9+

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

BRASIL / RS - Porto Alegre

 

Vivência No Teatro De Sombras 

Cia Teatro Lumbra

Investigação da linguagem por meio da sensibilização dos sentidos. Foca no processo criativo, na experimentação do indivíduo e na integração com os diferentes entendimentos do grupo, gerando reflexão, discussão e exercícios coletivos.O participante vivencia conceitos, processos e tecnologias envolvidas na arte e na expressividade do teatro de sombras da Cia Teatro Lumbra, investigados em mais de 20 anos de trajetória. O conteúdo contempla a sensibilização dos sentidos com jogos e brincadeiras, recursos expressivos, conceitos de sombra e teatro de sombras no mundo antigo e moderno, rudimentos do teatro de sombras contemporâneo, o espaço, a escuridão, a tela, o foco de luz e a sombra na cena, exercícios de criatividade corporal, a construção da figura, a composição de cenas estáticas e dinâmicas, dramaturgia, processo investigativo, fontes de consulta, demonstração técnica, troca de experiências e distribuição de material didático.

MAIS INFORMAÇÕES AQUI

workshop

JAPÃO

cinema vivo com a mochinosha puppet company

Dia: 06.05 

das 14h às 16h

no Teatro Metrópole/Taubaté
20 participante
s

 INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES AQUI

contato@ciaquasecinema.com  |  (12) 3424-3346

© 2013 copyright  - QuaseCinema